3.1.06

Bragança do Pará


Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.

Lar da Marujada, manifestação cultural que reúne milhares de pessoas no município para festejar São Benedito, Bragança tem praias oceânicas belíssimas, pra quem quiser aproveitar em qualquer época do ano.


Igreja de São Benedito


A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.

Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua. Com uma área de 2.344,10Km2 Bragança tem uma população de mais de 102.600 habitantes.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é carinhosamente chamada de a 'Pérola do Caeté'.

Sua história começa no século XVI, na outra margem do rio. Bragança já foi chamada de Vila Cueta e, em 1753, quando ainda era freguesia, chamou-se Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, foi batizada como Vila Nossa Senhora do Rosário de Bragança.

Só em 1874 Bragança tornou-se cidade, por meio do decreto do então presidente da Província, tenente-coronel Sebastião do Rego Barros.


Ao fundo Instituto de Santa Terezinha


É muito atraente a beleza dos prédios e casarios centenários de Bragança, a exemplo da Igreja de São Benedito, que data do século XVIII; a igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, também do século XVIII e a mais antiga da cidade; o Instituto de Santa Terezinha; e, ainda, o Forte do Caeté, construído em 1614 pelos portugueses e localizado em uma ilha próxima à sede de Bragança.

A força da cultura bragantina, o valor da história e da cultura do município, somados às privilegiadas características naturais, colocam Bragança na rota dos turistas neste veraneio, que encontram na bela praia de Ajuruteua um porto seguro para o lazer, a diversão, a tranqüilidade e, claro, sol e areia branca à vontade. Afinal, a praia tem mais de 100 quilômetros de extensão.


Praia de Ajuruteua


Ajuruteua fica a 36 quilômetros e seu acesso é pela PA-458, partindo de Bragança, em um trajeto de 30 minutos de carro.

Outro lugar de beleza inesquecível em Bragança é a ilha de Canela, que abriga um dos maiores ninhais de guarás do mundo. A revoada dos guarás, pássaro típico da Amazônia, é um dos espetáculos mais encantadores proporcionados aos turistas.


Ilha de Canelas - Por do Sol


Na ilha, que é uma Unidade de Preservação Ambiental, vivem cerca 40 mil espécies de pássaros, entre guarás, garças e maçaricos.

Belos igarapés completam a paisagem bragantina, oferecendo um passeio fluvial pelo rio Caeté, que nasce na localidade de Bonito mas tem sua plenitude em Bragança.

Seu percurso é de 60 quilômetros, desde a nascente até a foz e seus afluentes são os rios Jenipaú-Açu, Água Preta, na margem direita e Cipó-Apara, na margem esquerda, onde também encontramos os igarapés Anauera e do Meio.

No limite entre Bragança e o município de Augusto Corrêa está, ainda, o rio Arapucu.

O rio Tracuateua, cujo afluente é o igarapé Açaiteua, limita Bragança a oeste com os municípios de Primavera e Capanema.

Se ainda houver pique, não deixe de visitar a praia Campo do Meio, que oferece infraestrutura de bares, restaurantes e lanchonetes, além de ambiente próprio para quem gosta de agitar. As praias do Farol Velho e do Pilão também são muito atraentes e devem ser visitadas, assim como a Vila dos Pescadores.

Como chegar: Bragança fica a 210 Km de Belém e o acesso, partindo de Belém, é pelas rodovias federal BR-316 e estadual PA-242. A Empresa de Transporte Boa Esperança (91-3266-0033) faz viagens diárias, saindo do Terminal Rodoviário de Belém (Av. Almirante Barroso, s/nº).

Tempo de viagem: 4 horas saindo de Belém, em ônibus. Esse tempo reduz em até 1 hora em carros particulares ou vans.

Horários de Viagem: O primeiro ônibus (executivo) sai do Terminal Rodoviário de Belém às 6hs e o último às 18h40. A passagem custa R$ 17,50.

Onde Dormir/Comer: Bragança tem uma infraestrutura hoteleira razoável. Bons restaurantes oferecem comidas típicas ou tradicionais a base de peixes, mariscos e frutos do mar, entre outros.

Informações: Companhia Paraense de Turismo (Paratur), fica na Praça Waldemar Henrique, s/n - Reduto, CEP: 66010-040, Belém-Pará-Amazônia-Brasil, fone: 055XX91-3212-0669.
Cidade de Bragança

Governo do Pará

Ajuruteua


Fontes: Turismo ORM

38 Comentários:

At 5:54 PM, Blogger André França said...

Bragança é realmente deslumbrante... Sinto muita saudade dessa cidade maravilhosa.

 
At 12:05 PM, Blogger José Ribamar said...

Prezado Ronald, paz e bem!
A primeira cidade do Pará que eu coloquei meus pés foi Bragança.Trabalhei com os meus 13 anos de vida em casa de familia e na feira livre da cidade.
Depois na capital Belém e Icoarcy. Foram 13 anos de vida no Pará.
Mas, Bragança é uma pérola de de bênção. Atualmete moro no Rio de Janeiro há 22 anos e em 2006 passei férias em Bragança na casa de meu pai. Eu nasci em Estandarte/Maranhão e amo o Pará onde habitei e habitam parentes meus em vários lugares.
O Círio de Nazaré permanece vivo no meu coração.
Que Deus nos abençoe.
José Ribamar
Rio de Janeiro, 07/10/200/

 
At 8:53 PM, Anonymous Ronaldo Reis said...

Bragança estou chegando lá,vou passar o círio e vou até Ajuruteua oooba!

 
At 12:58 PM, Anonymous Roberta Cardinali said...

Estou indo para o Pará no dia 26 de dezembro. Adorei as dicas que encontrei no seu blog e confesso que fiquei aind amais animada com a viagem.
Porque parou de escrever?
Meu contato é rocardinal@hotmail.com, se quiser me escrever queria trocar algumas idieias sobre Belém e outras regioões.
abs.
Roberta

 
At 12:17 PM, Anonymous Anônimo said...

José Carlos Terras
..sou bragantino e resido em Natal-RN Há mais de 20 anos, porém sempre acompanho as notícias de minha terra querida, e já tô me programando pras férias e darei um pulo até esta ilha do canela..tudo é maravilhoso nesta terra abençoada...

 
At 1:31 PM, Blogger maria said...

Mª Eurides. comenta com é linda essa cidade.
Bragança é uma cidade linda nasci e fui criada lá,meus pais moram na cidade.Hoje moro em ananindeua sempre que posso vou em Bragança so para ver a beleza dela.

 
At 1:32 PM, Blogger maria said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 11:43 AM, Blogger campelo said...

me chamo nerildo.morei muito tempo em braganca-para terra fantastica muito lindaaaaaa saudades de la das prais festas etc... farinha camarao peixes tenho duas filhas lindas que moram la minha familia tambem nao arredam os pes de la. no fim deste ano dezembro vou de ferias pra la vou curti muitooooooo e ver a banda todo nos cantarem ou banda boa de curti. email epara.campelo@hotmail.com

 
At 8:05 PM, Anonymous Anônimo said...

Oi,Muito legal essa postagem,ajudou muito no meu trabalho do Colégio,Beijos
By: Carla

 
At 5:01 PM, Blogger mario celio said...

NA VERDADE NA FOTO DA PRAÇA ANTONIO PEREIRA O QUE SE VE AO FUNDO É A PREFEITURA DE BRAGANÇA E NÃO O INSTITUTO SANTA TEREZINHA. SÓ PARA RATIFICAR. QUANDO SE POE O PONTEIRO DO MAUSE SE PERCEBE O ERRO

 
At 7:44 PM, Blogger nadia da costa said...

me chamo nadia bragança e maravilhosa estou com saudades de la´ela que me espera agora em julho estou chegando la.by

 
At 12:47 PM, Anonymous DANIEL MENDONÇA said...

REALMENTE ME DA SAUDADE VER ESTAS BELAS FOTOS. BRAGANÇA É UMA DAS BELAS JOIAS DA AMAZONIA, MINHA CIDADE MARAVILHOSA, ONDE NASCI E MOREI ATÉ OS 10 ANOS. MORO EM FOZ, MAS AS LEMBRANÇAS SEMPRE ME CONDUZEM A MINHA QUERIDA BRAGANÇA.

 
At 11:43 AM, Blogger Rose Dalva said...

oi procuro por uma pessoa muito especial para mim seu nome é rosaria de fatima santos o motivo é por que sou sua filha , mas na verdade não nós conhecemos desde quando eu era bebe hoje tenho 34 anos sou casada tenho 3 filhos moro em brasilia é sinto uma enorme vontade de conheçela fiquei sabendo que ela mora nesta cidade por favor qualquer informação me avise pelo saite rosidalva2@hotmail.com meu telefone é (061)33938623 ou 96033121 ela mora em bragança do pará meu nome é rose dalva santos lima obrigada

 
At 11:43 AM, Blogger Rose Dalva said...

oi procuro por uma pessoa muito especial para mim seu nome é rosaria de fatima santos o motivo é por que sou sua filha , mas na verdade não nós conhecemos desde quando eu era bebe hoje tenho 34 anos sou casada tenho 3 filhos moro em brasilia é sinto uma enorme vontade de conheçela fiquei sabendo que ela mora nesta cidade por favor qualquer informação me avise pelo saite rosidalva2@hotmail.com meu telefone é (061)33938623 ou 96033121 ela mora em bragança do pará meu nome é rose dalva santos lima obrigada

 
At 6:39 PM, Blogger francyeusoumaiseu said...

bragança é uma cidade bonita recebe bastante turista,foi onde eu morei a poucos dias e onde mora meu pais,e vou no dia círio vai sucesso 2009.Francielle de Nazaré,tenho 19 anos,castanhal

 
At 6:18 PM, Blogger fernanda said...

Estou fazendo um trabalho no meu colégio sobre Bragança,noooossa que cidade linda! parabéns para todos os moradores dessa linda e maravilhosa cidade.....

 
At 3:40 PM, Blogger K.L-Konlinux Opensource said...

Hello!
O seu zelo e carinho que demonstra por
essa cidade Bragança, Pérola do Caetê, me animou a pedir-lhe algumas informações sobre a educação. Vi na TV que as pessoas de fora do centro urbano estudam pelo rádio a alfabetização e que internet é jóia rara, Por gentileza conte-nos por e-mail e pode nos enviar detalhes dessa cidade e seu modo de vida?
Aguardando noticias, desde já agradecemos.
alleinstark@gmail.com

 
At 10:50 AM, Blogger lucassapo said...

Oi eu sou Lucas Stefano,estudante do Ensino Médio,e moro em Bragança-Pa.Gostei do artigo,pois traz em uma breve,porém considerável passagem,pontos importantes da história de Bragança.O blog que eu criei ,também fala sobre Bragança.Se quiser dá uma olhada o linhk é esse:http://lucasmqr.blogspot.com
olha lá tá?

 
At 10:16 PM, Anonymous Anônimo said...

Olá,estive em Bragança em janeiro de 2010,eu e meu esposo.Fizemos uma aventura de Salinas a Bragança para conhecer a praia de ajuruteua ela é linda pena que os banhistas jogam lixo demais.É um pedaço da Amazõnia Atlãntica que todos deveriam conhecer.
Sou de Manaus e um dia volto lá.
Joice

 
At 10:41 AM, Anonymous Elayne Rocha said...

quem vai pro cirio hojee???


;)

bjinhs bom fimal de semana pra todos..

 
At 7:38 PM, Blogger Carlos Jônathas said...

Bragança e pura nostalgia as musicas as imagens !!! Saudades da minha terra querida ! de cultura e encantos naturais ! Estou em São Luís MA mas um dia eu volto Bragança !!!!!!!!!

 
At 8:50 PM, Anonymous ASSUNÇÃO SANTOS said...

Caro Ronald
Estou em Bragança Paulista-SP e queria fazer um intercâmbio de informações com você! Tenho um Projeto para uma "união" das 2 cidades através de um outro Projeto Macro que visa realmente aproximar as pessoas...
Vc poderia me responder se em Bragança tem e quantos Rotary Clubs? Você conhece Rotarianos? Abçs ASSUNÇÃO SANTOS

 
At 8:53 PM, Blogger FAMAPA Bragança Paulista said...

Ronald
Vamos fazer um intercâmbio entre "minha" Bragança e a "sua"?

 
At 8:56 PM, Blogger FAMAPA Bragança Paulista said...

Ronald
Que tal fazermos um intercâmbio entre a "sua" Bragança e a "minha" Bragança? As 2 são lindas...Nós temos uma Santa que viveu e morou em nossa cidade de 1909 a 1918!!
SANTA PAULINA! Vamos divulgar sua Bragança e vc divulga nossa Bragança, ok? Abçs! ASSUNÇÃO

 
At 2:35 PM, Anonymous Anônimo said...

cidade de mulher safada adoram homens casados e a familia apoia.

 
At 12:31 PM, Anonymous JOSE RAMOS said...

ADORO NOSSA BRAGANÇA O POVO BRAGANTINO GENTE BOA MOREI ATE OS 22 ANOS EM BRAGANÇA DEPOIS CORRI O MUNDO
MAS COM MUITA SOUDADE DE TUDO QUE SE TEM DE BOM
HOJE MORO EM MANAUS-AM E ASSIM QUE POSSO VIAJO E CURTO MUITO MEUS PAIS MORO EM MARUDA AONDE TEM LINDAS PRAIAS
ESTOU INDO PASSAR DIA DAS MAE VAMOS
NESSA EMAIL SIMBA_RAMOS@HOTMAIL.COM
ASSIM QUE PODER VISITI O PARA VC VAI GOSTA MUIIIIIITO BJS

 
At 7:53 PM, Anonymous MARIA OLIVEIRA said...

MARIA OLIVEIRA .RESIDENTE EM CAPITÃO POÇO PARÁ
BRAGANÇA EU TE AMO ,NÃO CONSIGO TE ESQUECER E PRINCIPALMETE OS AMIGOS ,QUE AÍ FICARAM.MOREI NESSA CIDADE POR CINCO ANOS E MEIO .FOI O BASTANTE PARA DESCOBRIR COMO ESSA CIDADE É MARAVILHOSA E AS PESSOAS TAMBÉM.TENHO SAUDADES DE UMA FAMÍLIA QUE RESIDE NO BAIRRO DO MORRO, QUE SÃO OS SEGUINTES NOMES A MÃE DOMINGAS ,FILHOS CRISTINA,JOÃO PAULO,GEOVANE MAIS CONHECIDO COMO VANE,QUE TEM UM IRMÃO QUE GOSTA DE SE METER COM POLITICA,NÃO ME LEBRO DOS NOMES DOS OUTROS MAS FORAM E SÃO MUITOS ESPECIAIS PARA MIM,PRINCIPALMENTE
VOCE V,E.

 
At 8:00 PM, Anonymous MARIA OLIVEIRA said...

MARIA OLIVEIRA DE CAPITÃO POÇO PARÁ PARA CONTATOS O MEU E-MAIL mariaoliveira716@yahoo.com.br

 
At 7:59 PM, Anonymous cláudia said...

Essa cidade é o máximo. linda mesmo. Ajuruteua, então é um paraíso. amei.

 
At 8:23 PM, Anonymous Anônimo said...

sou bragantino resido em mae do riomas quando tenho chanse estou eb bragança porque eu gosto muito so sai de bragança para procura trabalho mas amo minha cidade

 
At 1:08 PM, Anonymous Anônimo said...

olá queridos!!! td bem ? por gentileza eu quero uma informação os horario dos onibus que sai da rodov.de belem em sentido a mocajuba pará é uma cidade prox. a brangança e baiao, estou saindo de macapa-ap para mocajuba dia 15.05.13 chego ai 16.05.13 pela manha eu preciso saber os horarios e valores dos onibus quero ir so se for no boa esperança..tem como passa pra mim essa informação?.. obrig. bjusss noemia. (meu e-mail.){ noemia-r@bol.com.br }

 
At 10:28 AM, Anonymous Anônimo said...

muito linda a nossa bragancity.....

 
At 12:02 AM, Blogger francisco andarde said...

Como assim menina, isso é muito importante posso entrar em contato com vc?

 
At 12:24 PM, Anonymous Anônimo said...

A saúde em Bragança por si mesma tem enorme fragilidade por não apresentar eficiência em varias áreas, por exemplo: área de pronto socorro, pois para a pessoa receber atendimento ela tem que ficar varias horas na fila esperando a sua vez. Bragança por ser uma cidade com mais de 152.412 mil habitantes, deveria ter mais unidades de saúde para a satisfação da população.
O governo não só poderia mais deve investir mais na saúde e no bem estar de nós Bragantinos, o dinheiro que e pra ser investido em saúde e educação eles emboçam e nós ficamos a mercê de doenças onde muita das vezes não tem cura mais tem tratamento e não recebemos o tratamento adequado, no mês de julho de 2013 Bragança recebeu um investimento de R$ 100 milhões no qual não teve mudança nenhuma, pois ainda continua o mal atendimento e a falta de pessoas especializadas e compromissadas na área da saúde publica.....

 
At 12:28 PM, Anonymous Anônimo said...

oi meu nome e Tereza brito santos tenho 17 anos e moro em Bragança a 15 anos...amo minha cidade mais odeio o descaso com a área de saúde.....

A saúde em Bragança por si mesma tem enorme fragilidade por não apresentar eficiência em varias áreas, por exemplo: área de pronto socorro, pois para a pessoa receber atendimento ela tem que ficar varias horas na fila esperando a sua vez. Bragança por ser uma cidade com mais de 152.412 mil habitantes, deveria ter mais unidades de saúde para a satisfação da população.
O governo não só poderia mais deve investir mais na saúde e no bem estar de nós Bragantinos, o dinheiro que e pra ser investido em saúde e educação eles emboçam e nós ficamos a mercê de doenças onde muita das vezes não tem cura mais tem tratamento e não recebemos o tratamento adequado, no mês de julho de 2013 Bragança recebeu um investimento de R$ 100 milhões no qual não teve mudança nenhuma, pois ainda continua o mal atendimento e a falta de pessoas especializadas e compromssadas na área da saúde publica.

 
At 1:11 PM, Anonymous edson said...

se braganca e o meu caminho aqui e o meu lugar pra foi uma cidade maravilhosa que eu morei por alguns anos e eu nao tenhoo nada do que reclamar .braganca e a cidade dos meus sonhos

 
At 8:31 PM, Anonymous Anônimo said...

Braganca e realmente muito linda,estive la e adorei.

 
At 12:41 PM, Anonymous lilia mendes said...

Bragança uma cidade linda... deslumbrante e maravilhosa. Me aguarde minha linda mamãe que um dia eu vou encontra vc na cidade maravilhosa. te amo

 

Postar um comentário

<< Home